Rua Antenor Lemos, 57 / 708 - Menino Deus - Poa/RS
Rua XV Janeiro, 121 / 504 - Centro - Canoas/RS (51) 3472.6896
Av Gen. Flores da Cunha 580 / 708 - Vila Jardim America - Cachoeirinha/RS (51) 993.224.752
Informações e agendamentos: (51) 993.224.752

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica tem como objetivo investigar as funções cognitivas que estão preservadas e as que se encontram com prejuízo. Para que a investigação seja realizada são utilizadas escalas, testes, baterias além de entrevistas e observações. Todas as funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, afeto, percepção, raciocínio, abstração, aprendizagem, processamento, habilidades motoras e executivas e visuoconstrução são analisadas. A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em todas as faixas etárias da vida. São utilizados diversos testes, alguns dos mais solicitados no processo de avaliação são os teste de inteligência WISC (crianças) e WAIS (adultos).

WISC IV

O WISC IV é um instrumento clínico de aplicação individual, que verifica a capacidade intelectual e de resolução de problemas de crianças de 6 à 16 anos e 11 meses. Através dele conseguimos mensurar o QI (coeficiente de inteligência) entre outras medidas, auxiliando assim, na elaboração de diagnósticos. Mais detalhes

WAIS III

O WAIS III é um instrumento que verifica a capacidade intelectual de adultos de 16 à 89 anos. Teste que auxilia muita nas avaliações psicológicas e neuropsicológicas, onde conseguimos obter informações que auxiliam no processo de elaboração de diagnóstico. Mais detalhes

Reabilitação Neuropsicológica

Quando falamos em reabilitação neuropsicológica, poderíamos utilizar o termo capacitação neuropsicológica, já que o objetivo da reabilitação e ajudar o paciente a conviver com suas dificuldades, utilizando as áreas do cérebro que se encontram preservadas, para desta forma lhe proporcionar um melhor ajustamento biopsicossocial gerando autonomia dentro do possível de seu quadro.

Dentro da reabilitação podemos também orientar os cuidadores e familiares a lidar da melhor forma possível com o paciente e suas dificuldades.