Rua Antenor Lemos, 57 / 708 - Menino Deus - Poa/RS
Rua XV Janeiro, 121 / 504 - Centro - Canoas/RS (51) 3472.6896
Av Gen. Flores da Cunha 580 / 708 - Vila Jardim America - Cachoeirinha/RS (51) 993.224.752
Informações e agendamentos: (51) 993.224.752

A diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem.

Quando um aluno não consegue acompanhar a turma no aprendizado, comumente utilizamos o termo dificuldade de aprendizagem, está pode estar ocorrendo por eventos que podem ter influenciado a forma de se comportar da criança, como por exemplo, o nascimento de um irmão, a perda de um ente querido, mudança, separação dos pais, entre outros fatores. Então a dificuldade estaria por uma vez ligada a acontecimentos transitórios.

Se esta dificuldade sempre esteve presente na vida do aluno, desde o inicio na escola, se ela ocorre de forma persistente então nomeamos de transtorno de aprendizagem.

O transtorno de aprendizagem pode ocorrer em uma competência específica, como por exemplo, de leitura, matemática, escrita. Ou comprometer múltiplas competências, o que então nomeamos como transtorno global de aprendizagem, esse transtorno global de aprendizagem está normalmente ligado com atraso do desenvolvimento da linguagem, e de outras funções cognitivas.

Ao nos depararmos com um aluno com defasagem de aprendizagem, podemos ter diante de nós uma dificuldade ou um transtorno de aprendizagem. É neste caso que a avaliação neuropsicológica entra para identificar a natureza da defasagem e a gravidade do problema, sem deixar de levar em conta as observações realizadas pelo professor em sala de aula, que vão ajudar muito no processo de avaliação.